domingo, 2 de setembro de 2012

Um jogo, uma ilusão

     Era uma final de campeonato e eu tinha apenas 8 anos . Na noite anterior pedi a Deus que fosse lá ver a partida e abençoasse meu time , pois toda criança cresce escutando que é só pedir a Ele que tudo acontece,né !? Pobre ilusão de uma criança é a de acreditar em quimeras , unicórnios , dragões , ou seja , em fantasias impostas pelos adultos com a finalidade de ludibriar a sua coragem e enaltecer a submissão a eles . 
     No entanto , essa filosofia inspirada em Jean Piaget teve mais sentido naquela manhã . O jogo começou e parece que a estratégia da ilusão daria certo devido ao expressivo resultado, 3x0 . Eu fazia uma ótima partida . Cada passe , drible ou tabela fazia parte de um sonho em que eu só pensava na pureza do meu sorriso e inocência da minha felicidade . Essa última , porém , engana até o ancião mais experiente ou a um mago cuja sua magia floresce aos montes . 
      O começo promissor , a metade decadente e o final fúnebre resumem o que aconteceu , pois a derrota inesperada , fez com que aquela criança lá do começo voltasse para casa com uma ilusão e uma medalha. Não a de campeão que condecoraria toda uma geração . Em casa , olhando para o céu fiquei imaginando o que lá existira e meus olhos se perdiam na escuridão com a promissora resposta de nada . 
       Hoje eu sei que lá existe muita coisa mas aquela resposta , ali , ajudou a quebrar minha ilusão e percebi que não há um Deus , nem monstros e muito menos alguém que atenda nossa fé . Descobri também que essa mesma fé não é uma dádiva de Deus herdada pelo ser humano e sim um direito natural conhecido como razão análogo àquele legitimado pela escola iluminista . Também , descobri que o episódio daquela manha não foi um acontecimento do acaso , mas um ensinamento de que a determinação , luta e esforço do ser humano é a fonte capital de sucesso . Por fim , naquela manhã eu só queria ser puro e continuar a acreditar que o mundo é um sonho , mas até o mais puro é impuro e a vida é feita de impurezas , afinal todos pecamos e esse é o gosto de viver .

Ao som de: Incubus - Love Hearts


Nenhum comentário:

Postar um comentário